quinta-feira, 2 de julho de 2009

Encarando o Futuro com confiança

por Rick Warren

Apesar do que reivindicam pesquisadores, autoridades e vaticinadores, ninguém pode prever com exatidão o que vai acontecer nos próximos 365 dias. Nossos melhores e mais bem informados prognósticos não passam de suposições. Existem variáveis e incógnitas demais para que seja possível fazer projeções exatas do que jaz adiante de nós, na esfera pessoal e no mundo em geral.

As mudanças em nossa sociedade aumentaram não apenas em velocidade e intensidade, mas em imprevisibilidade. Quem poderia ter previsto as mudanças dramáticas que a economia enfrentou no ano passado? Fazer negócios nesse ambiente de volatilidade transformou-se no que Michael Annison rotulou de “controlar um furacão”. Como alguém pode ser bem-sucedido quando o futuro é tão incerto? A Bíblia sugere alguns princípios eternos que ajudam a encarar o futuro:

1 - Inclua Deus ao estabelecer metas: francamente, é muito tolo fazer planos sem antes consultar Deus. Ele é o único que verdadeiramente conhece o futuro e está disposto a guiar-nos rumo a ele. A Bíblia diz: “Nós fazemos nossos planos, mas Deus tem a última palavra” (Provérbios 16.1, tradução livre). Em outras palavras, planejar sem orar é presunção. Comece orando: “Deus, o que o Senhor quer fazer em mim e através de mim neste dia, nesta semana, neste mês, neste ano?”

2 - Viva um dia de cada vez: embora devamos planejar o amanhã, não podemos viver o dia que está por vir antes que ele chegue. Muitos gastam tanto tempo lamentando o passado e preocupados com o futuro, que não lhes sobra tempo para desfrutar o hoje! Alguém fez esta espirituosa observação:“Vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”.

Decida tirar o máximo de cada momento de cada dia. Viva a vida em sua plenitude, sem afligir-se com o que vai ou não acontecer amanhã, na próxima semana ou mês. Jesus disse:“Não fique ansioso com o amanhã; Deus cuidará de seus amanhãs. Viva um dia de cada vez” (Mateus 6.34, tradução livre).

3 - Não adie ― faça o que tem que ser feito agora! A Bíblia aconselha:“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27.1). Procrastinação é uma armadilha sutil. Ela desperdiça o hoje adiando tudo para amanhã. Promete fazer o que precisa “um dia destes”. Mas “um dia destes” geralmente acaba sendo “dia nenhum”.

O que você planejou fazer nos últimos seis meses e que não foi feito? Quando pretende começar a trabalhar nisso? “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje” (Provérbios 3.27-28). Em outras palavras, aja agora!

Medite sobre estas palavras de confiança enviadas por Deus: “'Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração” (Jeremias 29.11,13).

Questões para reflexão

1. Você acha válidas as previsões dos “experts” atuais? Sua atitude em relação a essas projeções se alterou no último ano?

2. O ritmo acelerado em que as mudanças estão ocorrendo em nosso mundo o preocupa? Por que?

3. O autor sugere incluir Deus no estabelecimento de metas. Em sua opinião, qual o valor de fazer isso?

4. Por que é tão difícil viver um dia de cada vez? Você tem conseguido fazer isso?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37.4-6; Provérbios 3.5-6; Tiago 4.13-17.

Fonte http://www.denibelotti.com.br/Blog/page2/2009/07/01/a30f4267-f0b1-4f2b-a5ab-e1f098f614c8.aspx

Celebrity Channel


VideoPlaylist
I made this video playlist at myflashfetish.com