terça-feira, 14 de abril de 2009

Marque sua Marca Pessoal

Por David Carlessi

Recentemente lemos em artigo escrito por Adriana Rosseti a importância de valorizar sua imagem profissional, especialmente quando à procura de emprego.
Alguns profissionais sabem valorizar sua imagem e causam impacto no entrevistador, em função de sua aparência, seu currículo bem elaborado, domínio de idiomas, experiência internacional, resultados obtidos e por aí vai.
Estes são pontos importantes sim. Pontos que devem ser cuidados e valorizados.
Estes aspectos, no entanto, precisam estar em perfeita harmonia, precisam ser consistentes, estar integrados à real experiência, à personalidade e aos objetivos de cada pessoa.
Alguns candidatos na ânsia de obter um emprego cometem alguns erros básicos que afetam sua imagem profissional: distribuem aleatoriamente seu currículo, enviam currículo para anúncios não relacionados à suas pretensões ou à sua experiência profissional. Alguns ainda, saem distribuindo currículos para os amigos procurarem encaminharem para a área de seleção, ou RH. O uso da networking é fundamental e cada vez mais esse patrimônio deve ser bem tratado para ser adequadamente utilizado. No entanto, enviar ou entregar currículos para a rede de networking não é o caminho. Buscar oportunidades de trabalho é um “trabalho” a ser realizado por quem tem interesse em se recolocar.
Existem aqueles que, de tanto participar de entrevistas ou dinâmicas de seleção, já sabem o que responder e como se comportar para agradar os selecionadores. Oras esses profissionais, se admitidos, não conseguirão sustentar o comportamento apresentado durante o processo e, no final, poderão ter sua imagem arranhada.
Aliás, cuidar da imagem, vender a sua marca é algo a ser feito todo o tempo.
Muitos acham que isso é feito apenas obtendo resultados surpreendentes, ganhando discussões, apresentando projetos espetaculares, obtendo os melhores móveis, escritórios e equipamentos para trabalhar; obtendo os melhores lugares no escritório”, participando de jantares ou reuniões “reservadas ou realizando viagens nacionais ou internacionais e hospedando-se em hotéis cinco estrelas. Tudo isso é bom, válido e realmente traz prestígio e valoriza a imagem.
Há outros pontos que devem ser cuidados para que os itens descritos acima sejam consistentes. Assim, respeito e delicadeza no trato com todos, do executivo de cargo mais alto ao mais simples funcionário; uso de palavras mágicas como “por favor” e “muito obrigado”; assumir e cumprir compromissos e prazos; assumir erros, sem usar desculpas ou jogar a responsabilidade para os outros; sorrir sempre; ter disposição para aprender e mudar; tomar iniciativas e ser proativo; ser um bom comunicador, ter controle emocional, ter constante bom-humor e sorrir, entre outros comportamentos, reforçam e muito a marca pessoal.
Marque bem quem você é. Marque sua marca pessoal e desfrute.

Celebrity Channel


VideoPlaylist
I made this video playlist at myflashfetish.com